A assessoria de imprensa é um dos elementos mais importantes dentro da comunicação de uma empresa, pois atua na construção de uma ponte entre a companhia e a mídia. Suas atividades focam em ações, estratégias, processos e esforços para o estabelecimento de relações com veículos midiáticos (sites, TVs e rádios).
Esse setor da comunicação é extremamente importante, tendo em vista que a assessoria de imprensa é responsável por gerar uma mídia espontânea, ou seja, por gerar destaque e visibilidade para a empresa nos canais de mídia por meio de releases e outros conteúdos enviados para os veículos. Dessa forma, a companhaia consegue espaço midiático sem pagar por isso.
Produção e divulgação de conteúdo
Os profissionais da assessoria de imprensa produzem notícias, artigos, notas oficiais, fotografias e vídeos institucionais para a empresa. Após produzir o conteúdo, o assessor é responsável por divulgá-lo à mídia. Isso pode ser realizado por e-mail (newsletters e e-mail marketing), pelas redes sociais e por aplicativos de mensagem instantânea (como o Messenger e o Whatsapp).
Media training
O Media training consiste em orientar e treinar os assessorados para entrevistas e coletivas aos veículos de comunicação. O assessor é responsável por alinhar o tom e o posicionamento de acordo com os objetivos da empresa e pode até realizar um briefing e entregar ao seu cliente.
Gerenciamento de crises
O assessor também é responsável por prevenir e gerenciar crises. Nesses momentos difíceis, o profissional vai apontar a melhor estratégia de comunicação para que uma falha ou ruído seja revertido, sem grandes danos para a imagem do assessorado. No gerenciamento de crises, o bom relacionamento com a imprensa é essencial para sanar dúvidas e evitar que a mídia veicule notícias negativas sobre a empresa.
Clipping
Outra atribuição da assessoria de imprensa é o clipping ou clipagem, que é a separação de notícias, monitoramento, arquivamento e avaliação para a imagem da empresa. Esse processo pode ser realizado pelo assessor ou por uma empresa específica de comunicação.









